CALCULADORA DE RENDIMENTO
Produto : Nome do produto
Área (m2) :
CALCULAR
LITROS NECESSÁRIOS : 12
PINTURA DESCASCANDO?
Você tem uma pintura descascando e não sabe o motivo?

A principal característica das tintas é se fixar na superfície, para assim poder oferecer a proteção esperada contra as mais diversas agressões. Quando a pintura descasca, é preciso entender por que isso aconteceu. Para ajudar nessa análise, algumas perguntas que precisamos nos fazer: 

Será que a tinta utilizada é compatível com o material pintado? 
Cada tipo de tinta serve para determinadas superfícies, utilizar o tipo errado provavelmente vai impedir a fixação da película. 

Se é a primeira pintura, foi aplicado o fundo adequado? 
Os fundos, seladores e primers são fundamentais para garantir a aderência da tinta na superfície. A não utilização destes produtos pode comprometer a fixação, exceto quando o produto tem função de fundo e acabamento, eliminando a necessidade de aplicar um fundo previamente. Também é muito importante saber se o fundo é próprio para a superfície e se a tinta de acabamento é compatível com ele. 

Ou sendo repintura, a tinta antiga é compatível com a nova? 
Caso a tinta aplicada não seja compatível com a que existia anteriormente na superfície, pode ocorrer uma reação química que levará ao desplacamento da película, onde inclusive a pintura antiga pode ser soltar. 

Que contaminações podem ter ocorrido antes da pintura? 
Qualquer sujeirinha aparentemente inocente pode ser suficiente para contaminar a superfície e impedir a aderência da tinta. Óleo, graxa, silicone, cera, poeira e umidade são alguns exemplos. Eles impedem a penetração do fundo/tinta e ao menor atrito, a película começa a se soltar. É por isso que o mais importante para um bom resultado na pintura, é uma limpeza completa primeiro. 

Será que a tinta foi corretamente preparada? 
Diluições em excesso e catálises em proporções erradas podem deixar a película muito fraca, suscetível ao desplacamento. Camadas muito finas também podem ter esse mesmo efeito.